segunda-feira, 10 de dezembro de 2012


Bruno Mars fala sobre cuidar de si mesmo, novo álbum e mais para o site Metro




Bruno Mars nasceu e cresceu no Havaí ensolarado. Ele vendeu milhões de discos. E ele tem aqueles olhos castanhos chocolate. Sua camisa é mais desabotoada e ele fala devagar, agitando o leite em uma xícara grande de café e se estabelecer em um grande sofá de couro, marrom. Descontraído, legal e confiável - é assim que ele aparece falando sobre seu novo álbum, "Unorthodox Jukebox." E ele provavelmente é, pelo menos hoje. Mas isso não é como ele se sente o tempo todo.
O cantor de 27 anos teve um momento muito difícil quando começou o álbum, o sucessor de sua estreia de sucesso, "Doo-Wops & Hooligans", de 2010.

"Eu passei por um bloqueio criativo - dois meses sem inspiração. Foram semanas e semanas voltando para o estúdio e tentando escrever algo que signifique algo. Não é fácil. Ficou assustador, e eu estava com medo de que eu nunca fosse capaz de escrever qualquer coisa de novo", diz o cantor, que teve um suspiro de alívio quando, finalmente, as músicas começaram a chegar.

"De repente, por algum motivo, começou a fluir novamente. Essa parte do meu cérebro ligou novamente", explica ele.

Bruno Mars acha que foram os muitos meses que ele passou em turnê após o lançamento de "Doo-Wops & Hooligans", que tornou difícil voltar a escrever.

"Talvez tenha sido porque eu estava saindo de turnê e eu estava tentando fazer a minha mente trabalhar assim novamente. Você tem uma vida tão repetitiva em turnê, viajando e cantando as mesmas músicas de novo e de novo. Quando você tomar tudo isso longe, a transição... você tem tocado os mesmos acordes e agora você está tentando ensinar a si mesmo novos acordes", diz ele antes de admitir que ele geralmente tem um tempo difícil escrevendo, se sua cabeça está em outro lugar.

"Quando eu não tenho nada na minha mente, tem espaço para explorar e ser criativo. É difícil ser criativo quando você tem problemas pessoais com sua família ou algo assim. Quando tudo aquilo se apaga..."

Ele tem tido os mesmos ídolos. Ele ainda é um fã de Michael Jackson, Prince, Freddie Mercury e Sting - e, sim, o seu novo hit "Locked Out of Heaven" pode soar um pouco como The Police, ele admite, sorrindo.

"Há um tipo de sensação dos anos 80 nisso. Não foi planejado, mas o meu amor por estas progressões de acordes e as máquinas de sintetizador de bateria que foram popularizadas na década de 80, saiu neste álbum muito mais do que no primeiro. Eu sinto como... na década de 80, havia cantores, cantores reais fortes", diz ele, chamando a década em que nasceu, de uma era de grandes cantores.

"Hoje, é mais como "a era do computador programado." Há uma beleza nisso também - eu não sou um esnobe que vai dizer 'isso não é música de verdade.'"

"Eu venho da escola do 'é melhor você ser capaz de cantar sua música ao vivo" e "isto soa melhor ao vivo do que no álbum". Eu costumava assistir a shows em VHS. É por isso que Elvis foi tão incrível para mim, especialmente o jovem Elvis. Michael Jackson, James Brown também. Esses caras poderiam fazer isso viver, e isso será sempre uma boa arma para ter."

No título de "Unorthodox Jukebox"

"Eu sempre disse que a minha música era heterodoxa, também em todo o lugar. Aquilo realmente rachou meu traseiro, porque eu estou em todo lugar. O jeito que eu escrevo música e toda a música que eu gosto é o que me faz heterodoxo. Para os adequados, isso é uma coisa ruim, porque eles têm que pensar em marketing e que estação de rádio vai tocar essa música, e quem vai ouvi-la. É um público jovem? Um público urbano? Um público de rock? Nunca entendi todas essas perguntas. Se é música boa - talvez eu possa pegar todas elas? Então eu acho que 'Unorthodox Jukebox' é a minha confirmação de liberdade."

Sobre cuidar de si mesmo

"Se eu festejo, não há nenhum show no dia seguinte. Quando o show acaba, vou para a cama. Eu aprendi isso da maneira mais difícil. Estar na TV ao vivo e minha voz soar terrível - Isso é uma verificação da realidade. É constrangedor. Você não quer desapontar os fãs que sintonizaram ou compraram um bilhete para o show - Você quer dar o merecimento do dinheiro deles. Se você está lutando e não tem um bom momento, pode ser contagioso."

Sobre sua vida alternativa

"Eu deveria ter sido um surfista. Mas eu fracasso no surf - eu estava sempre tocando música. Eu tinha um terno de Elvis aos quatro anos de idade."

Q&A: Jukebox do Bruno:

Metro: Se estivéssemos em um bar ...
Bruno Mars: Eu diria "e aí, boneca?"

Metro: ... e eu lhe desse um dólar para o jukebox, que três músicas você tocaria?
BM: Agora? O jeito que eu estou sentindo agora? Nós estamos em um bar... É noite?

Metro: Sim ... é em torno de 22h e bebemos três cervejas.
BM: Ok, três cervejas... eu tocaria 'Whole Lotta Love', de Zeppelin, para começar a merda. E então tocaria 'I'm Too Sexy' de Right Said Fred. Por que não? Bebemos três cervejas e eu estou dando em cima de você. Eu vou dançar também. E a terceira... para realmente assustar e estranhar as pessoas, 'My Heart Will Go On', de Celine Dion. Só para realmente deprimir o bar inteiro. Mas eu cantaria junto."

Metro: Estes são todos realmente velhos...
BM: Você está me perguntando, certo? Eu gosto de músicas antigas. E por alguma razão eu vejo você e eu no bar nos sentindo sexy.

Metro: E tipo nos sentindo no anos 80.
BM: É.


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário